Instituto Pensar - Cuba é o primeiro país latino-americano a testar vacina própria anticovid

Cuba é o primeiro país latino-americano a testar vacina própria anticovid

por: Lucas Godois 


O resultado intermediário supera o 50% exigido pela OMS (Foto: Joaquin Hernandez/AFP)

Cuba investe em biotecnologia há décadas e optou por desenvolver vacinas anticovid por conta própria ao invés de importar. Um dos cinco imunizantes contra o coronavírus em desenvolvimento pela ilha caribenha, a Soberana 2, alcançou a eficácia de 62% com a aplicação de duas doses.

O anúncio dos dados preliminares dos testes de fase final de pesquisa sobre a Soberana 2 foi feito pela biofarmacêutica estatal BioCubaFarma neste sábado (19).

Vacina própria de Cuba

Cuba é o primeiro país latino-americano a chegar à fase 3 de testes de um imunizante contra a Covid-19. Mesmo antes de obter os resultados, a ilha caribenha já tinha começado a aplicação em fase experimental. Segundo o Our World in Data, Cuba já tem 4,72 milhões de doses aplicadas e 7,7% da população já totalmente vacinada.

Leia também: Cuba anuncia início de teste em humanos da sua vacina contra Covid-19

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, prevê 6 milhões de pessoas imunizadas até agosto, mais da metade da população, e 100% das pessoas até o fim de 2021.

O investimento nas vacinas cubanas, além de ajudar a campanha de vacinação de todo o mundo, aumenta a reputação científica do país, que sofre com embargos e proibições de importações de insumos, como seringas e agulhas.

"O resultado da ciência cubana é de alcance mundial. Resultados como este são totalmente enaltecedores de nossa nação, do que é ser cubano e são emancipadores, porque somos um país pobre, bloqueado.?
Miguel Díaz-Canel

Soberana 2 é aplicada em três doses

A Soberana 2 tem previsão para três doses de aplicação. Vicente Vérez, diretor do Instituto Finlay de Vacinas, que desenvolveu o imunizante disse que com a aplicação da terceira dose, espera resultados ainda melhores. "Em duas semanas devemos ter a conclusão da eficácia com as três doses, que esperamos que deva ser maior?, afirmou o cientista.

O resultado chega quando a ilha passa pelo seu pior momento desde o início da pandemia, quando variantes mais perigosas entraram no país. Tal fato levou Cuba a registrar recordes de casos diários do novo coronavírus, o país tem um pouco mais de 168 mil casos e 1.159 mortes.

"Podemos informar que alcançamos 62% de eficácia com a aplicação de duas doses da vacina (Soberana) 02, um resultado reconfortante porque foi dado com a cepas que já circulam no país.?
Vicente Vérez

Dos outros quatro imunizantes anticovid em estudo em Cuba, o Adbala também está na fase final de testes. As outras três são Soberana 1, Soberana plus e Mambis.

O imunizante Adbala já está sendo fabricado em escala industrial desde maio, desenvolvido pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB). A Venezuela acordou parceria com Cuba para também produzir a vacina. O Irã começou a produzir a Soberana 2 e países como Argentina, Jamaica e México manifestaram interesse em comprar as vacinas.

Testes em crianças

No começo de junho, Cuba anunciou testes clínicos em crianças na faixa etária de 3 a 18 anos, com divisão em dois grupos. Os testes são com as vacinas Soberana 2 e Soberana Plus, e tem como objetivo avaliar a segurança e a eficácia dos imunizantes em menores.

Segundo o Controle Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos (CECMED), o primeiro grupo a ser vacinado será com idade de 12 a 18 anos e depois as crianças de 3 a 11 anos.

De acordo com as autoridades, o ensaio clínico em crianças foi aprovado porque o aumento de casos nos jovens é uma preocupação e a segurança das vacinas, demonstradas em outros testes, tranquilizam os especialistas.

"Embora a maioria das crianças sofra da doença de forma moderada, é perigosa pelas complicações que podem sofrer no período da infecção e pelas consequentes sequelas deixadas pela doença.?
CECMED

O CECMED informou que até 27 de maio 18.249 casos de Covid-19 foram registrados em crianças, sendo 983 em menores de um ano. Como nos adultos, as três doses do imunizante serão aplicados no intervalo de 28 dias. Sendo as duas primeiras da Soberana 2 e a última da Soberana Plus.

Com informações de Brasil de Fato, CNN e O Globo



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: